TRAJETÓRIA

Edna Andrade

Tudo começou há 31 anos, em 1988, logo após a minha formação como terapeuta artística, quando cheguei à Artemísia, um Centro de Desenvolvimento Humano e lá iniciei os meus anos de aprendizado prático do Biográfico.  Na época, a Artemísia tinha 3 anos e nos próximos 14 anos, vamos crescer juntas, até que ela se torne o grande centro, no Brasil e referência no mundo, do trabalho biográfico. Lá ele foi nutrido, cresceu, tornou-se uma formação profissional e é realizado hoje nos quatros cantos do país.

Na Artemísia, coordenei por 14 anos o Núcleo Biográfico, na condução dos processos biográficos de grupos.

O Biográfico da Artemísia, como criação dos pioneiros, Gudrun e Daniel Burkhard, carregou desde o início, no seu cerne, dois dos maiores legados da Antroposofia: uma concepção evolucionista do ser humano e uma teoria do seu desenvolvimento, ao longo das diversas fases de sua vida. Na forma como foi concebido se conectou desde sempre à esfera da vida e da saúde humana.

Em 1993, Gudrun iniciou a Formação Biográfica, para complementar a formação de profissionais que trabalhavam e atuavam com o desenvolvimento de pessoas, com enfoque na biografia humana e suas diversas fases de desenvolvimento. A Formação Biográfica era um fruto dos grupos de estudos da Artemísia, nos quais participei, com temas que fariam parte, no futuro, da grade curricular da Formação.

Entrei na Formação Biográfica como aluna da primeira turma, ao mesmo tempo em que compartilhava da criação de conteúdos e atividades artísticas, que até hoje integram o programa das três escolas livres existentes no país. Continuei como docente e coordenadora e, em 2006, fui cofundadora da Eleb-Escola Livre de Estudos Biográficos, com o objetivo de dar sustentação à continuidade da Formação Biográfica.

Paralelamente, participava da Formação de Consultores da Adigo, também na elaboração de conteúdo e na criação do programa de atividades artísticas. Aprendi muito sobre processos e relações profissionais do universo das empresas e me certifiquei como consultora.

Em 1997, dei continuidade ao meu trabalho no âmbito do trabalho biográfico individual, na Clínica Tobias, onde atendo presencialmente até os dias de hoje. Nas palavras de Gudrun: “Edna uniu de maneira criativa e única a terapia artística ao trabalho biográfico, desenvolvendo assim, um olhar terapêutico aguçado, tendo sustentado e apoiado muitas pessoas em suas crises e dificuldades”.

Ao longo desta trajetória, participei da fundação de várias outras iniciativas, entre elas: a Associação Biográfica e o International Trainers Forum, que congrega profissionais e treinamentos fundamentados na Antroposofia. Participei de fóruns no exterior, coordenei masterclass, ofereci seminários de práticas de aconselhamento biográfico, ofereci conteúdos de pesquisa para o Instituto Ecosocial, Lumo Consultoria, Congressos da ABMA... a lista não tem fim.

Em 2019, acolhi o convite da minha nova parceira Luna M Weyel e juntas fundamos a.mor, o primeiro portal de Biografia Humana no Brasil totalmente digital.