De onde viemos
O trabalho sistematizado sobre a própria biografia como caminho de autodesenvolvimento surgiu em meados do século passado, pelo impulso do psiquiatra holandês Bernard Livegoed. Fundamentando-se no conhecimento legado por Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia, Livegoed desenvolveu um método de abordagem das fases da vida, considerando a jornada de vida uma fonte inesgotável de dados de grande efeito terapêutico para a autoeducação. Ele criou uma metodologia para enxergar as questões dos clientes no contexto ampliado de sua biografia.
Através desta abordagem, ele tornou evidente que cada individualidade tem diante de si o desafio de ordenar, equilibrar e fortalecer a sua vida emocional e está em algum ponto do seu caminho de desenvolvimento pessoal e humano. O conhecimento das fases da vida e a retrospectiva biográfica tornou-se uma trilha segura para aqueles que querem saber “Quem eu sou? De onde vim? Para onde vou?”
O Biográfico foi trazido para o Brasil pela médica Gudrun Burkhard fundadora da Clínica Tobias, local de práticas médicas e terapêuticas fundamentadas na antroposofia. Gudrun e seu marido, Daniel Burkhard, também fundam juntos a Artemísia Centro de Desenvolvimento Humano, local onde os biográficos começaram a ser feitos, associados a um processo de revitalização e desintoxicação física. Conhecer as fases da vida, enxergar a sua jornada de vida, encontrar na própria biografia os pontos de estagnação, objetivar as experiências difíceis, encontrar as forças transformadoras favoráveis ao próprio desenvolvimento, continuam a ser os pontos relevantes do Biográfico.
Dra. Gudrun dedica toda a sua vida ao impulso da biografia humana. Escreveu diversos livros, e fundou a Escola de Formação Biográfica para ampliar a formação de profissionais das áreas de saúde, de consultoria e de coaching. Hoje existem 3 escolas de Formação em Aconselhamento biográfico no Brasil e um grande contingente de aconselhadores biográficos, já atuantes. A Artemísia representou no Brasil e irradiou para o mundo esse impulso terapêutico fundamentado na biografia humana.